terça-feira, 24 de abril de 2012

Conheça o COMTUR!




O que é COMTUR? Quais são as atribuições? Como funciona? Quem faz parte do Conselho? Porque ter um Conselho Municipal de Turismo? E porque Turismo, se nossa cidade ainda nem é uma cidade turística? ... São muitas perguntas, não é mesmo? Mas aqui vamos esclarecer todas estas questões. É importante que você tenha este conhecimento. Por isso criamos este blog para que você possa acompanhar nosso trabalho, e assim, você passa a ser também um agente de mudança, porque saberá como contribuir para o progresso da nossa cidade. Aqui você vai entender a importância de desenvolvermos o potencial turístico de Pedralva, que acolhe tão bem as pessoas que vem de fora.

Mas vamos lá para as respostas:

  • O que é COMTUR?
COMTUR significa Conselho Municipal de Turismo e é o fórum de estudo, pesquisa, discussão e deliberação que aconselhará o Chefe do Poder Executivo quanto à execução dos programas e projetos previstos no Plano Plurianual para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo do Município, que se chama Plano Municipal de Turismo. 
  • Quais as atribuições?
I – Assessorar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e seu Departamento de Turismo na implantação da Política Municipal de Turismo;
II – Participar da elaboração participativa do Plano Municipal de Turismo;
III – Monitorar e avaliar os resultados dos programas, projetos e ações do Plano Municipal de Turismo;
IV – Promover e incentivar o desenvolvimento sustentável do Município através da atividade turística, considerando os fatores ambientais, econômicos, sócio-culturais e político-institucionais;
V – Oferecer assessoria e consultoria para o desenvolvimento de políticas de marketing turístico e para a coordenação de programas e projetos do Plano Municipal de Turismo, em conjunto com as organizações promocionais da área e com o setor privado. 
  • Como funciona? 
Os conselheiros se reúnem mensalmente e, quando as ações apresentam a necessidade, acontecem as reuniões extraordinárias. Estas reuniões são abertas à população e seguem uma agenda estabelecida no início do ano. Nas reuniões são tratadas questões turísticas do município, eventos, planejamento, diagnósticos, pesquisas, etc...
  • Quem são os conselheiros? 
São representantes da Prefeitura e pessoas da comunidade, que trabalham voluntariamente para auxiliar no progresso da cidade. De forma organizada, o conselho é integrado por:
I – 2 (dois) representantes do Poder Executivo Municipal, sendo um deles, obrigatoriamente, o responsável pelo Setor de Turismo;

II – Um representante do setor hoteleiro ou de gastronomia;
III – Um representante do setor de educação ou cultura;
IV – Um representante do setor de artesanato ou associações de classe;
V – Um representante do setor de comércio e indústria;
  • Porque ter um Conselho Municipal de Turismo?
Através do Conselho o Poder Público Municipal abre a possibilidade da participação da comunidade na gestão publica do turismo e cultura, como forma de assegurar que o interesse turístico do município seja completamente integrado pela Administração Municipal em suas deliberações.
  • Porque desenvolver o potencial turistico de Pedralva?

Porque a prática do turismo é uma excelente fonte geradora de emprego e renda para qualquer cidade que tem este potencial, principalmente para aquelas que se interessam em  organizar e desenvolver este setor. A atividade turística vem crescendo rapidamente nas regiões onde existem investimentos, públicos e privados, para implantação de infraestrutura de apoio e prestação de serviços profissionais para atendimento ao turista. A receita gerada vem de fora, através dos turistas, e é injetada diretamente no sistema econômico da cidade, gerando enormes ganhos para a economia local. Quando preparamos uma cidade para receber turistas, as melhorias podem ser aproveitadas também pelos moradores, e isso promove a qualidade de vida da comunidade. 


Se ainda assim você tiver dúvidas, deixe-nos saber! Envie um e-mail para: comturpedralva@gmail.com e teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas.

Junte-se a nós! Seja um agente de mudança!

Vamos abrir os braços ao turista e ao progresso de Pedralva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário